7 usos alternativos que você pode dar à acetona

A acetona é bastante conhecida, não fosse o único produto que consegue remover o esmalte das unhas. Surge de uma mistura de acetona, álcool etílico e água que, quando em contato, pode provocar sérios danos na mucosa bucal e nasal.

Mas o que muitos não sabem é que este líquido inflamável e incolor dissolve-se em água e consegue ter outros usos para além da remoção do esmalte. Serve como dissolvente de tintas e fibras de vidro, por exemplo. Pegue na sua acetona e descubra os 7 usos alternativos que você pode dar a ela.

1 – Limpar recipientes e remover etiquetas

Se você quiser reaproveitar os recipientes plásticos sem as marcas ou informações do produto, pode embeber um pouco de algodão em acetona, passar na embalagem e verá que os escritos irão sair. O mesmo vale para o caso das etiquetas.

2 – Proteção contra arranhões

Sabe aqueles riscos que os relógios ganham com o uso? Você pode usar acetona para remover esses arranhões nos relógios de plástico, dado que ela dissolve o material. O mesmo vale para os sapatos, pois remove os arranhões e manchas.

3 – Remover tinta dos vidros

Pintou as paredes e, por acidente, acabou caindo pingos de tinta nas janelas? Não se preocupe, com um bocadinho de acetona o assunto fica resolvido.

4 – Dissolver super bonder

Quando a cola gruda a embalagem de super bonder ao ponto de não se conseguir abrir, pingue algumas gotas de acetona e verá que conseguirá abrir logo a embalagem.

5 – Remover manchas da porcelana

Já antes tínhamos falado que a acetona é capaz de remover manchas nos sapatos, mas não na porcelana, não é verdade? Pois bom, pode tirar aquelas xícaras de porcelana da vovó e tirar as manchas com um pouco de algodão embebido em acetona. Depois é só passar por água e sabão.

6 – Limpar teclados

Mergulhe o cotonete na acetona sem que ele fique encharcado. Depois é só passá-lo entre as teclas.

7 – Higienizar gillettes

Basta limpar com um pouco de algodão embebido em acetona.