Como emitir nota fiscal

Um novo procedimento, muito mais fácil tanto para a análise e fiscalização do governo, como para a emissão e o manuseio pelas empresas, a nota fiscal eletrônica, foi programada para modernizar o modo como as empresas fazem a emissão da nota fiscal no país, substituindo o modelo mais antigo e comum em documento, no entanto esse procedimento está sendo implementado aos poucos e em várias fases.

A nota fiscal eletrônica é um procedimento mais prático e eficaz para todos tanto para as empresas quanto para os consumidores, como também para a fiscalização estatal, está sendo implementada de maneira progressiva, e torna-se obrigatória primeiramente para aquelas empresas que exercem funções operacionais específicas principalmente para os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O projeto foi iniciado em 2006 e, no decorrer dos anos, mais tipos de negócio passaram a ser elegíveis para a NF-e, incluindo optantes do Simples Nacional.

A Empresa Nota Varejo oferece uma versao experimental de 30 dias, podendo utilizar todos os recursos que eles oferecem incluindo o suporte para tirar dúvidas ou caso tenha algum problema. Clique no link abaixo para fazer o download.
Experimente a versão grátis por 30 dias.

como emitir nota fiscal

Para fazer a consulta se a sua empresa está entre aquelas que são obrigadas a aderir a NF-e, você precisa somente acessar o portal NF-e ou o site da Receita Federal, lembrando que a NF-e será obrigatória para todas as empresas.

Apesar de já ser uma realidade no país, ainda é comum encontrar empresários com dúvidas a respeito de como funciona a nota fiscal eletrônica. Pensando nisso, reunimos neste guia as principais informações que você precisa saber sobre a NF-e.

Passo a passo como emitir NF-e em sua empresa

Vamos mostrar a seguir um passo a passo de como a sua empresa deve aderir o processo de emissão de nota fiscal eletrônica abaixo.

  1. Saber qual tipo de nota sua empresa emite.
  2. Verifique o cadastro fiscal de sua empresa junto ao governo.
  3. Adquira um certificado digital e configure-o no computador .
  4. Realize seu credenciamento para emitir notas na secretaria da fazenda.
  5. Adote um software emissor de NF-e.

O detalhamento do processo de como emitir a nota fiscal eletrônica mostraremos a seguir:

Que tipo de nota minha empresa emite?


O tipo de nota fiscal que a sua empresa emite quer dizer, o que você precisa formalizar, as notas podem ser de:

  • Produto: para bens e mercadorias, podendo ser de compra e de venda, de remessa, retorno, devolução, exportação, importação etc.

    Serviço: para prestação de serviços ao Consumidor: o cupom fiscal, no caso de venda direta sem identificação do comprador, usada no varejo.

    Verificar seu cadastro mensal.
    É essencial saber um dos fatores determinantes para iniciar o processo de nota fiscal, o tipo de enquadramento da empresa e o tipo de nota fiscal que você pode emitir.

 

como emitir nota fiscal

 

Essa dúvida é fácil de ser tirada com o contador contratado pela sua empresa, com certeza ele vai fazer a orientação correta para que você não cometa nenhum tipo de erro e sua empresa esteja sempre atualizada e regularizada.

Adquirir um certificado digital
A Nota fiscal precisa ter uma validade jurídica, ou seja uma assinatura digital, para confirmar que é autêntica e provar que foi você ou sua empresa que fez a emissão da nota fiscal, essa validade jurídica é concedida através de uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).

Realizar o credenciamento no Ministério da Fazenda
Para fazer a emissão de notas dos produtos ou do consumidor, é necessário estar cadastrado na  Secretaria de Estado da Fazenda onde sua empresa está instalada. Para a emissão de notas de serviço, procure a prefeitura da sua cidade.
A maneira de cadastro é muito simples, mas varia de local para local, por isso é importante sempre procurar a orientação de um contador que conheça e bem a nossa legislação para que sua empresa sempre esteja em conformidade com as leis.

Fazer a instalação de um programa emissor de NF-e
Para iniciar o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas, será necessário fazer a instalação de um software gerador de notas fiscais eletrônicas, hoje em dia existem diversos sistemas gestores que fazem a emissão das notas, procure um que esteja de acordo com a sua empresa e começa coe e sua empresa também nessa nova maneira de emissão de notas fiscais.