Como aumentar a lucratividade da sua loja de som automotivo

Se você é dono de uma loja de som automotivo faz tempo e acha que não é possível fazer mais nada para aumentar o seu lucro, saiba que está enganado. Como muitas coisas mudaram dentro desse segmento de som e de acessórios automotivos, é necessário também mudar algumas coisas dentro da sua loja para que ela atenda mais às necessidades dos clientes e, dessa forma, consiga ter mais sucesso.

No começo, um dos principais serviços oferecidos por lojas de som com certeza eram: sistema e construção de projetos de sonorização. Isso porque os veículos, na maioria das vezes, saiam de fábrica sem nenhum equipamento. Dessa forma, as pessoas precisavam construir um projeto desde o início.

Pode-se dizer que esses projetos iam desde os mais simples até os mais complexos, o que era responsável por gerar um lucro grande para os negócios da área. Passada essa fase, o carro chefe das lojas de som passou a ser os sistemas de automação automotiva. Ou seja, quando os consumidores passaram a solicitar mais do que apenas o som, mas também a instalação de travas e de vidros elétricos.

Tudo era vendido realmente muito fácil, por isso não tinha com que os donos dessas lojas se preocuparem. No entanto, aí está o grande problema. Como os donos ficaram acostumados, acabaram não investindo tanto em inovações para as lojas e isso acabou gerando alguns problemas, principalmente financeiros. Isso aconteceu porque o mercado mudou e, com isso, as necessidades dos clientes também.

Sendo assim, se você está preocupado pensando que não tem mais o que fazer para aumentar os lucros da sua loja de som para carros, pare de pensar isso e continue a leitura deste conteúdo para conferir algumas dicas de como enfrentar esse problema de uma vez por todas.

Dicas para aumentar a lucratividade da sua loja de som automotivo

A principal dica para aumentar a lucratividade do seu negócio é nunca se acostumar e se acomodar. Por mais óbvio do que pareça, isso não é o que acontece com muitos donos de lojas desse segmento. Mesmo que as vendas estejam indo bem e que os lucros estejam altos, esteja sempre inovando e tentando melhorar.

Tenha em mente que os clientes verão isso e ficarão ainda mais interessados em continuar usufruindo dos seus produtos e serviços. Isso porque a sua loja não ficou parada no tempo. Encontrar sempre coisas novas e diferenciadas é o que os seus clientes querem e o que realmente chama atenção deles.

Vamos supor que você comprou algum equipamento de som diferente e colocou para vender na sua loja e um determinado cliente chega e já dá logo de cara com ele. Pode ser até mesmo que essa pessoa nem estava precisando desse equipamento no momento, mas como é novidade ela vai comprar. E é exatamente isso que vai aumentar a sua lucratividade.

Além disso, não se esqueça de que hoje em dia é cada vez mais comum que os carros já saiam completo de fábrica, com som, vidros e travas elétricas. Sendo assim, esses serviços não irão dar mais tanto lucro para sua loja de som automotivo. É por isso que é necessário mudar a sua mentalidade e procurar outras formas de vender bem, mesmo sem vender tanto esses serviços.

É muito provável que as lojas de som e de acessórios com o passar do tempo se transformem em lojas de Custom Systems, nas quais vários outros produtos e serviços são oferecidos aos clientes. Uma dica aqui é fazer de tudo para se tornar tipo um consultor de serviços dos seus clientes, ou seja, aquela pessoa que ele vai sempre procurar quando precisar fazer algo em seu veículo, visto que ele confia.

Alguns itens que uma loja de som automotivo hoje em dia pode começar a vender para se diferenciar são: bancos de couro, customatização de rodas e de escapamentos, manutenção e higienização do ar condicionado, proteção de pinturas, entre outros.

Conclusão

Sendo assim, é realmente importante estar sempre inovando para conseguir aumentar a lucratividade da sua loja de som automotivo e nunca deixá-la estagnada. Não se esqueça de que algo que está dando lucro hoje pode não dar mais amanhã, certo? E é exatamente por isso que a inovação é fundamental.